DESAFIO VOLTA A ILHA GRANDE – maio 2009

Por Nuno Pinhel

 

No dia 30 de maio estava programado o desafio.  Dois dias antes foram fechadas as inscrições e haviam 6 barcos inscritos:  Finisterre, Acquabom, Tha Rado, Kawabunga, Il Capo, Thoa Thoa.

 

Como dois dias antes do evento a previsão do vento era de vento leste para o dia da prova, foi divulgado para os inscritos que o percurso escolhido era o que previa a rotação em torno da ilha, no sentido horário, tendo largada na Ilha dos Macacos e chegada na Enseada do Sítio Forte.

 

Na sexta feira dia 29, no inicio da tarde, as previsões de mar, para o dia da prova, não eram boas, com ondas de 3 a 4 metros e mar de ressaca.  A organização então convocou uma reunião de comandantes para a noite do dia 29, que teve a presença dos comandantes do Finisterre, Tha Rado, Il Capo e Thoa Thoa.  Tivemos acesso a uma notificação da Capitania dos Portos reforçando que se deveria evitar navegação por fora da Ilha Grande e os comandantes reunidos decidiram por alterar o evento de forma a que não houvesse necessidade de se sair da Baia da Ilha Grande.  O percurso foi então alterado para largada na laje do Sabacu as 12:00h e chegada no Sitio Forte.  Os comandantes do Acquabom e Kawabunga foram devidamente informados por telefone nesta mesma noite.

 

Um pouco antes da hora da largada, por rádio, chega a solicitação do veleiro Syrena, que estava na Ilha dos Macacos e perguntava se daria para fazer a inscrição.   Nuno, comandante do Thoa Thoa e que organizava o evento, informa que não seria possível e inclusive o evento foi alterado devido as condições de mar.

 

Na hora marcada, a prova de conhecimentos foi entregue para os barcos da cruzeiro e os 6 inscritos largam, e são acompanhados pelo veleiro Liberdade e pelo veleiro Norne.  Finisterre e Kawabunga estavam disputando pela ORC e os veleiros Tha Rado, Il Capo e Acquabom estavam disputando o desafio de conhecimento (apresentado ao final desta crônica).

 

Thoa Thoa fez parte do percurso a vela e a maior parte a motor, pois tinha que chegar na frente de todos para organizar a chegada.  A linha de chegada foi o alinhamento entre aquela marca (placa de concreto) que fica na entrada da  enseada do Sitio Forte e o farol da laje Branca.  Tha Rado foi o Fita Azul, com o tempo de 2:17:50 horas, o Finisterre chegou depois com 2:40:44 e Kawabunga mais tarde com 3:18:13. O Il Capo e Acquabom não abriram mão de fazer todo o percurso a vela e chegaram antes das 17:00hs.  Todos fundearam, exceto Finisterre e Kawabunga que voltaram para seus portos.  Norne também chegou e se juntou ao grupo.

 

As 18:00hs todos foram para o Bar do Lelé, fazendo uma animada mesa.

 

 

 

A prova de conhecimentos do Il Capo, Acquabom e Tha Rado, foi entregue ao Nuno que já havia calculado o tempo corrigido do Finisterre e Kawabunga.

 

O vencedor ORC foi o Finisterre, que ganhou uma garrafa de whisky  White Horse.  Na prova de conhecimentos o veleiro Tha Rado foi o vencedor, gabaritando as 15 questões, ganhando uma garrafa de licor 43, mas deixou a desejar na confecção da mão que era uma questão prática e que seria usada para desempate.  Apresentaram um Laís de Guia!  Vejam na foto na mão do Celsinho. 

 

O veleiro Acquabom acertou 13 das questões e uma das suas tripulantes foi quem fez a melhor Mão (está na foto em primeiro plano), e como fez com as duas pontas do cabo que foi entregue, acabou ficando parecido com uma algema! O Il Capo acertou 10 das questões e também apresentou uma Mão.

 

Na distribuição dos prêmios, como o vencedor da ORC não estava presente para receber seu premio, os comandantes e tripulantes resolveram abrir a garrafa de White Horse e fazer um ruidoso brinde ao Finisterre.  E quando o premio do Tha Rado ia ser entregue, os comandantes também acharam justo, fazer um brinde ao barco ganhador e tiveram que abrir a garrafa de licor para o brinde.  Assim, a garrafa de White Horse, pela metade está guardada com o Nuno para ser entregue ao Walcles e a metade da garrafa de 43 foi entregue ao Celso Pavão.

 

Já era perto das 22:00hs quando todos foram para seus barcos descansar.

 

Soube pelo Celso Pavão que a Volta da Ilha Grande já teve duas outras tentativas na década de 80 e também foram frustradas.  Assim, esta prova continua sendo um desafio virgem.

 

Até a próxima tentativa.

 

DESAFIO  VOLTA A ILHA GRANDE - CONHECIMENTO

 

Conhecimentos e Tarefas

 

 

Os veleiros que não sejam ORC e queiram concorrer ao Premio Desafio Volta a Ilha Grande devem responder as perguntas do questionário abaixo (somente uma resposta por pergunta) e fazer a tarefa solicitada.  Devem entregar no ponto de chegada à embarcação indicada como da organização.

 

O gabarito das perguntas do questionário é considerado o que é dito sobre o assunto nas seguintes publicações:  Navegar é Fácil ( Geraldo Luiz Miranda de Barros),  Guia Prático de Manobras (EricTabarly) e Regulagem de Velas (Ivar Dedekam).    A nota máxima da tarefa solicitada é 5 e será dada por uma comissão de 3 pessoas (Nuno e mais 2 escolhidos na hora).  A nota da tarefa é fator de desempate.

 

PERGUNTAS DE CONHECIMENTO

 

1-     Quando o cunningham da grande é caçado:

a.      A valuma da grande fecha.

b.      A posição do draft da grande se desloca mais para a vante.

c.      A posição do draft da grande se desloca mais para ré.

d.      A esteira da grande fica mais folgada.

e.      O burro da retranca fica mais tensionado.

 

2-     Para ajustar a torção da grande, usa-se:

a.      A posição do traveller, e a esteira.

b.      A esteira da grande e o cunningham

c.      O cunningham e a posição do traveller.

d.      A adriça do grande e a escota.

e.      A escota da grande e o burro da retranca.

 

3-     Numa operação de homem ao mar, o veleiro deve se aproximar do homem, deixando-o:

a.      Por barlavento.

b.      Por sotavento.

c.      Pela proa.

d.      Pela popa.

e.      Pelo través.

 

4-     A valuma da mestra, aberta, leva a:

a.      Menos força de inclinação; menos tendência para barlavento; maior velocidade do barco; menor orça.

b.      Grande força de inclinação; menor tendência para barlavento; melhor capacidade de orça; maior velocidade do barco.

c.      Maior tendência para atravessar; maior orça; menor força de inclinação.

d.      Maior tensão da escota do grande; maior tensão do burro da retranca.

e.      Nenhuma resposta anterior.

 

5-     Um barco está com vento de popa, com spinnaker e está pendulando perigosamente.  Para cessar o movimento de pendulo, deve-se:

a.      Caçar a escota de sotavento, e arribar.

b.      Caçar as escotas; trazer os punhos do spinnaker mais para baixo e o tope bem junto ao mastro, limitando a mobilidade do spinnaker; e orçar um pouco.

c.      Contrabalançar o balanço com o leme, compensando a direção do barco.

d.      Colocar o peso da tripulação todo a sotavento.

e.      Nenhuma resposta anterior.

 

6-     Desvio da agulha é:

a.      O ângulo entre o Norte Verdadeiro e o Norte da Agulha, contado sempre a partir do Norte Verdadeiro para Leste (E) ou para Oeste (W).

b.      O ângulo entre a proa da embarcação e a linha de visada com o objeto, contado para BE ou para BB de 0 a 180 graus.

c.      O ângulo formado entre a direção do Norte Verdadeiro e a direção do Norte Magnético.  Contado sempre a partir do Norte Verdadeiro para Leste (E) ou para Oeste (W).

d.      O ângulo formado entre a direção do Norte Magnético e a direção do Norte da agulha, contado sempre a partir do Norte Magnético para Leste (E) ou para Oeste (W).

e.      O ângulo formado entre a agulha e a linha de fé.

 

7-     Estando a bordo e navegando, se um tripulante diz para o timoneiro “Tem um barco vindo ao nosso encontro, na posição 9 horas”, o timoneiro deve olhar para:

a.      90 graus na sua marcação relativa.

b.      Para sua direita.

c.      Para sua bochecha de BE.

d.      Para seu través de BB.

e.      Para sua entrada da cabine.

 

8-     A linha de Fé de uma agulha magnética fixa num veleiro, deve:

a.      Ficar sempre a BE do rumo desejado.

b.      Ser paralela a linha proa – popa do veleiro.

c.      Apontar para o ponto da costa mais próximo.

d.      Apontar sempre na direção Norte Magnético.

e.      Apontar sempre para o rumo desejado.

 

9-     Duas embarcações navegando a motor em rumos diretamente opostos, em rumo de colisão:

a.      A embarcação de sotavento deve guinar para BE.

b.      A embarcação de barlavento deve guinar para BB.

c.      Ambas devem guinar para BB.

d.      Ambas devem guinar para BE.

e.      Nenhuma das respostas anteriores.

 

10- Um veleiro de 40 pés, fundeado nas proximidades de uma via de acesso, deve:

a.      Manter estrobo acesso.

b.      Manter luzes de navegação acesas.

c.      Manter luz do tope acessa.

d.      Manter luz de alcançado acessa.

e.      Manter luz da cabine acessa.

 

11 – Qual o nome deste nó?

 

a-     Volta de fiador.

b-     Volta de fateixa.

c-      Volta falida.

d-     Volta de fiel.

e-     Volta trancafiada.

 

 

12- Estou velejando no contravento.  Minha retranca está para BE.  Sotavento da embarcação é:

a.      BE

b.      BB

c.      Proa

d.      Popa

 

13- Você está navegando em rumo 10 graus.  Olha para a sua esquerda e vê no través outro veleiro navegando em rumo 20 graus.  Ambos com retranca a BE.

a.      Se em rumo de colisão, o veleiro que veleja no rumo 10 graus deve dar passagem

b.      Se em rumo de colisão, o veleiro que veleja no rumo 20 graus deve dar passagem

c.      Os veleiros estão se afastando.

d.      O veleiro que veleja com agulha a 10 graus deve guinar para BB.

e.      O veleiro que veleja com agulha a 20 graus deve manter o rumo.

 

14- Numa atracação paralela ao cais, o lançante de ré é o cabo ou espia que:

a.      Parte da popa, perpendicularmente ao eixo longitudinal do barco.

b.      Parte da popa o mais longe para trás.

c.      Parte da popa para a frente.

d.      É lançada da popa do veleiro para alguém que esteja no cais para auxiliar na aproximação do barco.

e.      Nenhuma das respostas anteriores.

 

15- No fundeio a galga:

a.      Usam-se 2 ferros e duas amarras independentes jogados pela proa um de cada bordo.

b.      Usam-se 2 ferros e duas amarras jogados um pela proa e outro pela popa.

c.      Usam-se 2 ferros presos na mesma amarra com alguns metros de corrente entre o primeiro ferro e o segundo ferro.

d.      Um dos ferros está sem corrente, amarrado diretamente na amarra.

e.      Nenhuma das respostas anteriores.

 

 

TAREFA

 

Com o pedaço de cabo entregue, faça uma mão para passar num cunho.

 

 

                                                                                                                                                 

 

pour le printemps / été 2013, nike a mis à jour son flyknit formateur + avec cette nouvelle bright crimson / white colorway.pour ceux d'entre vous qui sont & # 8217; t conscients, nike flyknit technologie utilise un processus de construction qui intègre le tricot précis pour étirer et confortable, personnalisé.les coutures, poids et zones de friction sont réduits en conséquence.ADIDAS CLIMACOOL BOAT PUREle fils de polyester est plus ouvert dans des domaines qui ont besoin de plus de flexibilité et plus dans des domaines qui exigent plus de soutien.ADIDAS YEEZY BOOST 750nike flyknit élimine également la nécessité pour les multiples documents et matériel utilisé pour fabriquer les dessus des réductions des chaussures traditionnelles,ADIADS YEEZY BOOST 350 V2 réduisant considérablement les déchets.Adidas Youth Superstarsi vous n'avez & # 8217; t avait une paire de flyknits sur vos pieds,ADIDAS ULTRA BOOST vous et # 8217;ADIDAS TUBULAR SHADOW KNIT re disparu!ces devrait frapper nsw détaillants dans les semaines à venir.ADIDAS ULTRA BOOSTaprès un extraordinaire lancer à l.ADIDAS YEEZY 350 BOOSTa.ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS EQUIPMENT 10 il semble que la yeezus tour boutique éphémère sera sa prochaine escale à new york.juste avant que kanye west prévoit prendre madison square garden les 23 et 24 novembre le dépôt temporaire est prévue pour et divers stocks de marchandises yeezus boutique éphémère des exclusivités.don & # 8217; t attendre trop longtemps avant que tu le saches & # 8217; il sera parti.bonne chasse!
NIKE HYPERVENOM PHELON TF,NIKE INTERNATIONALIST WOMEN CHAUSSURES,NIKE KYRIE 3,NIKELAB AIR ZOOM LWP,NIKE LEBRON 13 NIEDRIG,NIKE LEBRON 14